A história do xadrez (Pedido)

O Xadrez é um dos mais famosos jogos no mundo, sendo considerado um esporte, existem até mesmo competições oficiais de xadrez. Por ser matemático e bom para o desenvolvimento do raciocínio, atualmente muitas instituições de ensino o adotam para melhorar o rendimento académico de seus estudantes.
Não se pode dizer exatamente qual a sua origem, existem vários mitos que dizem a respeito, a mais famosa é a contada em 'O Homem que Calculava'.
A história diz que em uma determinada província indiana, um poderoso líder, entrou em profunda depressão ao perder um filho numa batalha. Certo dia, esse líder foi visitado por Lahur Sessa, um jovem indiano, que apresentou a ele um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rei. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rei, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que de fato aconteceu.
O líder, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o jovem pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rei ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora solicitada.
Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rei ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. O jovem Sessa poderia ter perdido a vida por tamanha ousadia, mas preferiu tentar ensinar o seu líder a não prometer o que não pode cumprir, e este, impressionado com sua inteligência, o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado a divida de trigo.

0 comentários: