O menor jornal do mundo, Divinópolis, MG

Quando você ouve alguém perguntar "qual é o maior jornal da sua cidade?" ou "qual o maior jornal do mundo?", logo pensa no periódico com maior quantidade de informação, no que tem mais páginas, os melhores repórteres, e por aí vai. Não é? Mas o que vem à cabeça quando alguém chega pra você e fala "esse é o menor jornal do mundo"? Pois é exatamente disso que trata essa nota. Aliás, nada combina melhor com "o menor jornal do mundo" do que uma nota.

Vossa Senhoria foi criado por Leônidas Schwindt, em 1935, na então Vila Boa (hoje Goiás Velho). Naquele tempo, o jornalzinho (não é um apelido pejorativo!) media 9cm x 6cm. Leônidas mudou-se para Anápolis (GO) e para lá transferiu também as oficinas do Vossa Senhoria, fundando o primeiro jornal da cidade. Em 1946, nova transferência, desta vez, para Minas. E o jornal passou a ser distribuído pelas bandas de Belo Horizonte, Abaeté, Pará de Minas e Pitangui. A empreitada foi interrompida em 1956, quando Leônidas fundou o Diário do Oeste - um jornal "normal" -, e depois retomada pela sua filha, Dolores Nunes Schwindt, primeiro em 1985 (até 1988) e, por fim, em 1996.

Reduzindo gradualmente o tamanho do jornalzinho, Dolores estava decidida a torná-lo "o menor jornal do mundo" - título que o Vossa Senhoria detém desde 2000, certificado oficialmente pelo Guinness, e com o incrível tamanho de 3,5cm x 2,5cm.

Mas e com esse tamaninho, dá pra enxergar alguma coisa? Bem, a letra é pequeninha, e as reportagens... as reportagens são notinhas que vão durando por páginas e mais páginas. xD

Fonte: Overmundo

0 comentários: